Profissões do futuro: o que é promissor no mercado de trabalho brasileiro
Os setores de construção civil e tecnologias digitais crescem no Brasil e o mercado baiano acompanha.
Por: Leila Nogueira e Mariana Guedes

As transformações econômicas, tecnológicas e sociais ditam um novo contexto para o mercado de trabalho no Brasil. Eventos como a descoberta da camada de Pré-Sal, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 implicam previsões sobre as profissões mais promissoras. Entre elas, as ligadas às tecnologias e construção civil ganham destaque.

A construção civil apresenta uma rápida expansão em todo o Brasil. A Bahia tem acompanhado este crescimento. Áreas ligadas à tecnologia também apresentam crescimento no mercado de trabalho brasileiro e baiano. Marcel Ayres é um exemplo de profissional baiano que percebeu esta expansão. Em 2009, criou a Paper Click, agência de comunicação e estratégia digital focada em mídias sociais e já fala em ampliar o negócio.

Pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, traçam um perfil do trabalhador brasileiro, apontando exigências do mercado de trabalho, maneira como lidam com tempo livre e a relação com a profissão. De acordo com dados do Relatório Percepção dos trabalhadores sobre intensidade e exigências no ambiente de trabalho, de março de 2012, divulgados pelo Ipea, os trabalhadores da administração pública e da indústria são maioria ao afirmar que a escolha da profissão foi feita com base em interesses profissionais.

Questões relacionadas à jornada de trabalho e exigências de capacidades também foram abordadas no relatório e apontam que os setores que apresentam maior grau de formalização, como indústria e administração pública, possuem mais trabalhadores com jornadas de trabalho fixas. Setores como agricultura, comércio e serviços tendem a apresentar uma proporção maior de trabalhadores com horários flexíveis, de acordo com o relatório.

A pesquisa focou também na percepção dos trabalhadores acerca de capacidades que são exigidas em seu trabalho, contribuindo para montar um perfil do trabalhador no Brasil em suas diferentes intensidades e percepções nos variados grupos que compõem o mercado de trabalho brasileiro.