As profissões mais cobiçadas pelos trabalhadores brasileiros
Em 1º de maio comemora-se o Dia do Trabalho. Mas em que áreas estão os trabalhadores? A relação candidato-vaga do vestibular oferece pistas.
Por: Iêda Tourinho e Juliana Teixeira

O Dia do Trabalho é comemorado nesta terça-feira, dia 1º de maio. Além de ser feriado em países como Brasil e Portugal, representa uma data que remete às profissões mais procuradas no país. As relações candidato-vaga das universidades oferecem dados relevantes nesse sentido. No vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por exemplo, as profissões mais procuradas e que irão formar mais trabalhadores são Medicina, Psicologia, Direito, Enfermagem e Design. Já os cursos de Computação, Matemática, Ciências Naturais, Física e Desenho e Plástica foram os menos procurados no concurso vestibular desse ano de 2012.

A professora Antonia Elisa Caló, diretora do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, afirma que a maior procura por determinados cursos ocorre principalmente por causa do mercado de trabalho, ou seja, da possibilidade de empregabilidade dos profissionais. Mas, Caló também destaca que podem ocorrer algumas variações nesse ranking. Algumas vezes, profissões como Enfermagem e as relacionadas à Tecnologia alcançam uma relação candidato-vaga bem próxima à de Medicina, segundo a responsável pelo SSOA.

Embora exista a tentativa governamental de unificar o sistema de ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, posteriormente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não é possível a obtenção de dados que revelem as relações candidato-vaga em todo o Brasil. Isso ocorre porque a adesão tem se concentrado nas regiões Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34% e 33% das vagas do Sisu.